outubro 31, 2016 Helen Morais 0Comment

Aí você chega à categoria dos mais de 50, sente que a vida deu uma estabilizada, tem um trabalho que gosta ou pelo menos razoável. Os filhos já estão encaminhados, sente que agora pode dar uma relaxada, dá pra começar a fazer uma poupança e viajar. Mas acontece o inesperado. Você perde o seu emprego, antes de conseguir realizar seus planos. O que fazer?

A ideia que se tem é que ao chegar aos 60 anos a pessoa já está com a vida estabilizada ou, no mínimo, próximo da aposentadoria, ou até mesmo aposentado. Mas não é bem assim, principalmente se é da classe média. Muitos podem até estar aposentados, mas o valor da aposentaria é tão pequeno que não dá para manter o padrão de vida que estavam acostumados. Outros, não querem parar de trabalhar simplesmente porque gostam do que fazem.

Mundo ideal e o real

No mundo ideal, reza a cartilha que você tem de planejar a sua velhice, poupar, fazer um fundo de previdência social particular, comprar imóveis, ter um negócio próprio, etc. Mas no mundo real, o que acontece, é que naquele período de poupança o salário mal dava pra pagar as contas quanto mais para guardar o suficiente para ter uma velhice tranquila.

Novas portas se abrem

Enfim, aconteceu.  Você perdeu o emprego antes de estar pronto para pendurar as chuteiras. Em primeiro lugar o importante é ter em mente uma verdade: a vida continua! Como ela vai ser, muito vai depender de você.

O primeiro passo

A melhor maneira de encarar a situação é pensar que uma nova vida começa.  E nada de se sabotar. Ah, mas você está bem, você não faz isso. Veja a palestra da Mel Robbins especialista em relacionamentos e life coaching e veja se é verdade ou não. Uma das coisas que adorei da palestra dela é a informação de QUE A GENTE NUNCA VAI TER VONTADE DE FAZER MUDANÇAS. Que é necessário ativar o botão da motivação.

Ao ganhar essa força para sair do sofá, aí é só seguir o que você já deve ter lido e ouvido de vários especialistas no assunto como ative sua rede de relacionamentos, faça cursos de atualização, transforme seu hobby em algo produtivo entre outras coisas.

Veja a palestra que você vai entender.